Bem- Vindo!

Como diria Fernado Anitelli:
Sintaxe a vontade!

domingo, 31 de março de 2013

QUESTÕES PROPOSTAS - FILOSOFIA - Correção - MARÇO 2013


1.      Quais os processos básicos que marcam, de modo geral, a experiência filosófica?
O estranhamento e o questionamento.
2.      Cite os passos para a experiência filosófica.
Estranhamento ou deslocamento, Questionamento ou indagação, Resposta filosófica.
3.      Qual a relação entre felicidade e filosofia?
Em sua origem histórica, a relação entre felicidade e filosofia é fundamental, pois felicidade seria a finalidade última da filosofia.
4.      Conceitue FILOSOFIA diante a visão grega.
Filosofia quer dizer “amor à sabedoria”.  E sabedoria, para os gregos, não era um grande saber teórico, mas principalmente prático, tendo em vista que buscava atender ao que consideravam o objetivo supremo da vida humana: a felicidade.
5.     Por que em Filosofia não existem respostas definitivas, no sentido de convencer a todos e “acabar com a discussão”?
Os temas filosóficos são temas fundamentais da existência humana, mas as pessoas têm experiências distintas, suas vidas mudam e as sociedades também.
6.     Com o passar do tempo, a palavra Filosofia, na Grécia antiga passou a designar não apenas o amor ou a procura da sabedoria. Qual era esse tipo especial de sabedoria?
Aquela que nasce do uso metódico da razão, da investigação racional, na busca do conhecimento.
7.     Diante da etimologia da palavra, o que é FELICIDADE?
Felicidade é, portanto, um estado de fecundidade que gera vida e vitaliza nossa existência.
8.     No grego antigo, várias palavras traduziam distintos aspectos da felicidade. A principal delas era EUDAMONIA. O que significa?
Trata-se da felicidade entendida como um bem ou poder concedidos pelos deuses.
9.     Segundo o filósofo Platão, qual é o caminho para a felicidade?
Para esse filósofo, o caminho para a felicidade é o do abandono das ilusões dos sentidos em direção ao mundo das idéias, até alcançar o conhecimento supremo da realidade, correspondente à idéia do bem.
10.                        No que consiste a Alegoria da Caverna, de Platão?
           
 A caverna é uma alegoria d condição humana: para Platão, como vivemos presos ao mundo dos sentidos, só conseguimos ver as sombras do mundo real.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

TRABALHO DE INGLÊS - 2º BIMESTRE

TRABALHO DE INGLÊS - 3º ANO C - AVALIAÇÃO

TEXTO PARA TRADUÇÃO
Sandra Rosa is very beautiful, young, and successful.She's a famous actress. She's also very rich. Her house near the beach is big and beautiful, and her car is very expensive. Her fans love her. But is she happy?
Sandra says, "yeah, I'm young, rich, beautiful, and famous. People think rich people are happy. That's not always true!"
Sandra's brother, Mike, is her manager. He says: "Sandra is only 18. She enjoys acting and entertaining people. But she's not happy. She doesn't like being famous."
"It's true", Sandra says. "I'm never alone. Reporters are everywhere. Wherever I go, they're there. They're outside my house all the time!"
P.S: Por favor não utilizem o google tradutor,faz muita diferença na tradução!

terça-feira, 19 de junho de 2012

TRADUÇÃO DO TEXTO - A NICE PARTY.


















UMA BELA FESTA


BETTY: boa noite, Kate.
KATE: Boa noite, Betty.
BETTY: Onde está a Karina? Por que não pode vir a minha festa?
KATE: Ela disse que estava doente. Ela foi ao médico esta manhã.
BETTY: Por favor, entre e sinta-se em casa. Há alguém no telefone. Espere um momento
por favor. Estarei de volta em um minuto. (Ela responde à chamada telefónica e pouco depois ela volta a
sala de estar.)
KATE: posso saber quem ligou?
BETTY: Claro. Foi Doris. Ela me disse que  vai chegar mais tarde. Ela está muito ocupado agora. ela também disse que Dorothy e Lucy não virão. Eles foram à praia na tarde de ontem.
(A campainha está tocando.)
Vamos ver quem está à porta.
Alguns meninos e meninas gritando: Hip! Hip! Hip! Hurra! Betty! Betty! Betty!
BETTY: Bem-vindos! Entrem, por favor! Estou tão feliz hoje! Vai ser uma bela festa!

quinta-feira, 17 de maio de 2012







QUESTÕES PARA EXPLORAÇÃO DO FILME – SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

1 1)    O filme “Sociedade dos Poetas Mortos, mostra claramente o papel de aparelho ideológico que a escola assume. 
Naquela escola considerada o “padrão” da época, ordem , disciplina, eram usados no sentido de coibi a expressão e a valorização do pensamento livre. O diretor no início do filme deixa claro para os novos alunos que eles estão tendo uma oportunidade ímpar, pois estudar naquela instituição era privilégio de poucos. 
Neste sentido o que significou o ato de "a luz da sabedoria" ter passado de mão em mão?.Explique.


2)A Academia Welton,segue um sistema tradicional de educação.Cite e explique,os quatro pilares que a escola valorizava.

3)Com metodologia tradicional arcaica, esfacela, com professores tradicionais, desatualizados, incompreensíveis, acomodados, enfim, tartarugas. Mas como toda regra tem uma exceção , chega na escola o professor Keating.Narre como foi o primeiro contato da turma com o mesmo,bem como que valor conotativo teve a visita que os alunos fizeram as fotos dos ex alunos da escola.(lembrem-se que Keating diz que os ex- alunos "sussurram o legado deles para vocês")

4)Usando de criatividade determinação, competência, honestidade e valorização de experiências anteriores a escola,Keating,começa a instigar os alunos da escola para que percebam–se sujeitos de sua aprendizagem e não apenas objeto,portanto propõe algumas transgressões,em relação ao sistema rígido de Welton.Enumere explique ao menos 3 destas.
5)Os diversos poemas apresentados e as vários formas de interpretação que Keating os dava, fazia com que os textos tivesse vida o que facilitava o processo ensino-aprendizagem. Tal metodologia tornavam as aulas dinâmicas, participativas. Comente as seguintas falas do professor:
* "...Aprenderão saborear palavras e linguagem e;isso pode mudar o mundo.."* "Lemos e escrevemos poesia porque somos humanos...voz e poesia contribuem para o mundo,qual será o verso de vocês?..."
* "Os que compunham a sociedade dos poetas mortos dedicaram-se a extrair a essência da vida..."
* "Devemos mudar o nosso olhar...considere o que você pensa,não apenas o que o autor diz...Atreva-se a destacar-se..."

6)O filme é recheado de sensibilidade. Vemos claramente, a luta pessoal de vários alunos para conquistar o que desejam.Cite alguns alunos e suas "lutas pessoais".

7)A metodologia adotada pelo professor Keating desagradava profundamente a direção da escola que buscava um forma para punir o professor inovador.Explique como se deu esta punição,bem como os reflexos que a mesma teve nos alunos de keating.
8) O que chama muito a atenção é que mesmo existindo tantas formas de linguagem, tantos signos e código lingüísticos, é na arte que ele busca a sua inspiração para lecionar e refletir sobre o mundo. Vimos também no filme a importância da arte na vida das pessoas. Através dela Keating, conseguir despertar a sensibilidade que repousava dentro de cada um. Fez-os perceber que não somos apenas razão, mas também sentimentos e que a vida precisa ser vivida intensamente, aproveitando um dia de cada vez (Carpe Diem).
E para você? Que sentimentos,questionamentos,conclusões... o filme revelou? O que espera do ensino de literatura? 

9)Todo professor espera que seus alunos entendam as lições aplicadas,as formas de avaliar essa aprendizagem variam e muito....como os alunos demonstraram para Keating que haviam aprendido o que ele transmitiu? Explique.


10)O filme é uma grande reflexão sobre a prática pedagógica de professores e sobre o tipo de escola ideal , a importância da arte na vida das pessoas,e o mais importante, sobre que tipo de cidadão que queremos ser.Diante disto, de forma subjetiva,pessoal responda:



CARPE DIEM 



Pessoal,boa sorte !!!!!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

LINDA MÚSICA PARA REFLEXÃO....

ORAÇÃO AO DEUS DESCONHECIDO - F. NIETZSCHE

Antes de prosseguir no meu caminho
E lançar o meu olhar para frente
Uma vez mais elevo, só, minhas mãos a Ti,
Na direção de quem eu fujo.
A Ti, das profundezas do meu coração,
Tenho dedicado altares festivos,
Para que em cada momento
Tua voz me possa chamar.

Sobre esses altares está gravada em fogo
Esta palavra: “ao Deus desconhecido”
Eu sou teu, embora até o presente
Me tenha associado aos sacrílegos.
Eu sou teu, não obstante os laços
Me puxarem para o abismo.
Mesmo querendo fugir
Sinto-me forçado a servi-Te.

Eu quero Te conhecer, ó Desconhecido!
Tu que que me penetras a alma
E qual turbilhão invades minha vida.
Tu, o Incompreensível, meu Semelhante.
Quero Te conhecer e a Ti servir.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SI YO FUERA UN ÁNGEL...

Si yo fuera un ángel ...
Me gustaría llevar la paz a tu corazón.
Doy vuelta a la Paloma de la Paz
en pétalos de rosas fragantes de amor
acunando a su vida en un vals eterno del amor.
Si yo fuera un ángel ...
Me iría al cielo estrellado azul con la
mar verde que atraviesa su mente
y los recuerdos tan triste sería decir adiós a usted.
Si yo fuera un ángel ...
Yo escribo las letras de pretensiones
Multicolores y cuánto te mereces ser feliz ...
Y estas cartas nunca se borrará ...
Se iba a durar para siempre.
Si yo fuera un ángel le creería
que la felicidad vendrá
y así que usted no se dará cuenta
los momentos agonizantes que parecía eterno
signos de fortalecer su ser interior.
Si yo fuera un ángel ...
Yo sería testigo de que su sonrisa
que sea aún más dulce
y que su bondad será para siempre grabado en otras almas.
Débora Villela Petrin adaptadopara o espanhol por Marcelo Fouquet Rosembroc